terça-feira, 5 de outubro de 2021

D. MARIA VICENTE DA COSTA

D. Maria Vicente da Costa, esposa, mãe e avó, mulher que desde cedo já estava nas batalhas da vida, nascida em Itapipoca interior do Ceará, primeira de muitos irmãos, ainda pequena precisou trabalhar para ajudar no sustento da casa e como sertaneja forte e guerreira traz na sua história de 74 anos muitas dores e alegrias, além de muitos aprendizados que obteve através de suas vivências.
Itapipoca interior do Ceará, primeira de muitos irmãos, ainda pequena precisou trabalhar para ajudar no sustento da casa e como sertaneja forte e guerreira traz na sua história de 74 anos muitas dores e alegrias, além de muitos aprendizados que obteve através de suas vivências.

vinda para Fortaleza ainda adolescente, foi trabalhar em casa de família, lavar, passar e cozinha. E para além dos serviços domésticos aprendeu a costurar e trabalhou nesse ofício por décadas. Dessa forma, dividia-se entre a casa das patroas e a costura.

No ano de 1991 passou a residir em Pacatuba, onde as costuras não foram mais possíveis, então, D. Maria não se intimidou e deu continuidade a tudo que aprendera até ali.

A pedido de uma vizinha, começou a fazer lanches, todos os dias, para que a mesma levasse para vender no centro de Fortaleza, ela fazia tapioca, cuscuz, bolo de milho, bolo mole, bolo de chocolate, pamonha e canjica. E na continuidade foram aparecendo mais clientes e D. Maria foi aumentando suas vendas e variando os quitutes. Na sequência abriu um pequeno comércio na área de casa e, também, passou a vender por encomendas.

Atualmente, ela segue cozinhando seu culinária tradicional e aqueles que provam e aprovam, voltam. Mas não é só isso, para tornar reconhecida sua história de vida e seus fazeres e saberes, suas filhas estão produzindo materiais fotográficos e audiovisuais para mostrar todo o talento dessa mulher cearense que nunca desistiu de buscar seu lugar ao Sol e de apresentar ao mundo essa arte que é tão rica, linda e deliciosa: a gastronomia cearense.



Segue no instagram: @mariavicentedacosta
Curta o canal no youtube: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário