domingo, 23 de janeiro de 2022

EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA VELHA NO BRASIL (1889-1930)

● República da Espada – 1889/1894
● República das Oligarquias – 1894/1930
 
REPÚBLICA NO BRASIL
● Favorecimento da oligarquia cafeeira e dos setores liberais das classes médias urbanas;
● Busca de Modernização do Estado brasileiro;
● Extinção do Poder Moderador;
●Fim da vitaliciedade do Senado e da eleição com critério de renda;
●Constituição de 1891: adota o modelo federalista de inspiração americana.
 
INÍCIO DA REPÚBLICA 
● Abolição da escravidão um ano antes;
● Imigração subsidiada pelo Estado;
● Surtos de crescimento industrial e urbanização;
● Aumento das classes médias urbanas;
● Advento das massas operárias urbanas;
● Movimento Operário.
 
MOVIMENTOS SOCIAIS
● Canudos (1897),
● Contestado (1916);
● Rio de Janeiro - Política de reurbanização do centro da cidade;
● Revolta da Vacina – (1904);
● Revolta da Chibata – (1910);
● Tenentismo (1922);
● Coluna Prestes (1925-1927).
 
TENENTISMO
- Moralização da administração pública e o fim da corrupção eleitoral;
- instituição do voto secreto e a criação de uma justiça eleitoral honesta;
- nacionalismo econômico: a defesa do Brasil contra a exploração das empresas e do capital estrangeiros;
- reforma na educação pública para que o ensino fosse gratuito e obrigatório para os brasileiros.
 
CRISE
● Descontentes: militares, oligarquias dissidentes, classes médias urbanas, movimento operário incipiente.
Superprodução cafeeira, agravada pela Quebra da Bolsa de Nova York.
● Fim da República Velha – “Revolução de 1930”
 
EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA:
 
SINAIS DE MUDANÇA?
 
EDUCAÇÃO: REDENTORA DOS MALES SOCIAIS
● Necessidade de construir a nação: formar o cidadão, o homem público;
● Salvar a criança para salvar o país;
● Influência das Ideias Positivistas;
 
EDUCAÇÃO: REDENTORA DOS MALES SOCIAIS
● Duas orientações principais: tornar os diversos níveis de ensino “formadores” e não apenas preparadores; romper com o academicismo mediante uma formação fundamentada na Ciência;
● Acréscimo das matérias científicas às tradicionais: ensino enciclopédico;
●Reformas Educacionais foram deflagradas nos Estados.
 
NOVAS PROMESSAS DE REFORMAS

● Ministério da Instrução, Correios e Telégrafos (1890-1892);
● Reforma Benjamin Constant – Regulamento da Instrução Primária e Secundária do Distrito Federal, Regulamento de Ginásio Nacional (1890) e Criação e Aprovação do Conselho da Instrução Superior (1891) – instituição do Exame de “madureza”;
● Criação do Pedagogium (Centro de Aperfeiçoamento do Magistério).
•1901 - Reforma Epitácio Pessoa – Código de Institutos Oficiais de Ensino Superior e Secundário – retirada de Biologia e Sociologia e inclusão da Lógica;
•1911 - Reforma Rivadávia Correia – Lei Orgânica do Ensino Superior e do Ensino Fundamental na República – total liberdade, desoficialização do ensino, – exames de admissão pelas próprias Faculdades;
● 1915 - Reforma Carlos Maximiliano – reoficializou o ensino, reformou o ensino secundário e regulamentou o acesso às escolas superiores;
● 1925 - Reforma Luís Alves/Rocha Vaz – organiza o Departamento Nacional de Ensino que busca estabelecer uma ação conjunta entre Governo Federal e os Estados, no sentido da difusão do ensino primário e da extinção dos exames preparatórios parcelados.
 
DO “ENTUSIASMO PELA EDUCAÇÃO” AO “OTIMISMO PEDAGÓGICO”
● Mudanças na vida econômica: transformações culturais;
● Ideário Pedagógico da Escola Nova;
● Conferências Brasileiras de Educação (1927) promovidas pela ABE (1924)
 
DEBATES PEDAGÓGICOS
• Cenário das lutas pedagógicas: Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Libertária.
• Jovens intelectuais: Anísio Teixeira, Fernando Azevedo, Lourenço Filho.
• Várias reformas regionais foram realizadas no Brasil na década de 1920:
 
REFORMAS REGIONAIS REALIZADAS NA DÉCADA DE 1920
• Sampaio Dória
• Lourenço Filho
• Anísio Teixeira
• José Augusto Bezerra de Menezes
• Lisímaco Costa
• Francisco Campos
• Fernando de Azevedo
1920 - Sampaio Dória realiza em São Paulo a primeira dessas reformas do ensino;
• 1922-1923 - Lourenço Filho é chamado ao Ceará para a realizar a segunda dessas reformas;
1924 – Anísio Teixeira leva para a Bahia a experiência que acumulou em cursos de Educação nos EUA, onde foi aluno de John Dewey, o idealizador do movimento da Escola Nova norte-americana, que inspirou o do Brasil;
• 1925-1928 - José Augusto Bezerra de Menezes, no Rio Grande do
Norte, dá continuidade ao movimento de reformas;
Nos anos de 1927-1928 é a vez do Paraná, com Lisímaco Costa;
• Nesses mesmos anos Francisco Campos realiza em Minas Gerais;
• Nos anos de 1927-1930, Fernando de Azevedo realiza no Distrito Federal, então capital da República a das mais importantes reformas
 
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
● Ensino primário, gratuito e laico;
● O município tinha a responsabilidade de construir o prédio escolar e o Estado de pagar professores e funcionários, bem como fornecer livros oficiais;
Cursos de quatro anos, com aulas das 9 às 14 horas;
● Currículo: Leitura, Escrita, Caligrafia, Moral Prática, Educação Cívica, Geografia Geral, Cosmografia, Geografia do Brasil, Noções de Química, Física e História Natural, Música, Canto e Ginástica; Diretor: professor normalista nomeado pelo governo;
● Exames rigorosos: orais e escritos;
● Quatro a dez escolas (ou classes) preliminares formavam um grupo escolar;
● Escolas intermediárias ou provisórias – menos exigentes;
● Escola secundária – duração de sete anos.
 
BIBLIOGRAFIA
● VIEIRA, S. L. e FREITAS, I. M. S. de. Política Educacional no Brasil. Brasília: Plano Editora. 2003.
● ROMANELLI, Otaíza de Oliveira, História da Educação no Brasil. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

Um comentário: