domingo, 23 de janeiro de 2022

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1946 - 1964)

Período Democrático

• Gaspar Dutra (1946-1951)

• Getúlio Vargas (1951-1954)

• Café Filho (1954-1955)

• Juscelino Kubitschek (1956-1961)

• Jânio Quadro (1961)

• João Goulart (1961-1964)

 


Contexto Histórico

• Fim da II Guerra Mundial;

• Guerra Fria;

• Democratização;

• Embate entre dois modelos de sociedade: o nacional desenvolvimentista e os defensores da privatização.

 

Constituição 1946

• Obrigatoriedade do ensino primário;

• Competência da União para legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional;

• Educação como direito de todos.

 

Educação

• Dada no lar e na escola;

• Princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana;

• Ensino público e livre à iniciativa particular;

• Aplicação de 10% da União;

• Estados e Municípios, 20% da renda resultante dos impostos na manutenção e desenvolvimento da Educação.

 

Sistema de Ensino

• Sistema federal de ensino: União e territórios;

• Sistema federal de ensino com caráter supletivo, estendendo-se a todo o país nos estritos limites das deficiências locais;

• Cada sistema de ensino com serviços de assistência educacional para os alunos necessitados.

 

Escola Pública x Escola Privada

• Disputa ideológica entre os defensores da escola pública e escolas particulares;

• Educação gratuita e livre para a iniciativa privada;

• Corrente “privatista”, liderada por Carlos Lacerda, sai fortalecida;

• As famílias de classe média e alta assumiram, como já faziam, a responsabilidade pela Educação de seus filhos, preparando-os para as melhores escolas públicas secundárias ou superiores ou colocando-os em escolas particulares, a maioria dirigida por religiosos.

•A Igreja Católica, que nos anos 1930 havia tentado assumir o controle da Educação pública do país, limitava-se agora à administração de um conjunto restrito de escolas.

 

Contexto Histórico da Educação Brasileira – 1946

• Ministro da Educação Raul Leitão da Cunha e os seguintes Decretos-lei:

• O Decreto-lei 8.529, de 2 de janeiro, regulamenta o ensino primário.

• O Decreto-lei 8.530, de 2 de janeiro, regulamenta o ensino normal.

• Os Decretos-lei 8.621 e 8.622, de 10 de janeiro, criam o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC.

• O Decreto-lei 9.613, de 20 de agosto, regulamenta o ensino agrícola.

 

O caminho para a LDB

•O governo, através do Ministro Clemente Mariani, encaminha ao Congresso Nacional o projeto de Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional.

 

Contexto Histórico da Educação Brasileira – 1950

• Anísio Teixeira inaugura em Salvador o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua ideia de escola-classe e escola-parque.

• Getúlio Vargas é eleito Presidente da República.

 

Contexto Histórico da Educação Brasileira – 1953

•Com a criação do Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e Saúde Pública passa a se chamar Ministério da Educação e Cultura.

• Criação da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário - CADES, vinculado à Diretoria do Ensino Secundário;

• Criação do Comitê Brasileiro da Organização Mundial de Educação Pré-Escolar - OMEP.

 

Contexto Histórico da Educação Brasileira – 1954

• Fundação da Universidade do Ceará.

• Criação da Inspetorias Seccionais do Ministério da Educação.

 

Contexto Histórico da Educação Brasileira - 1955

• Criação da Campanha Nacional de Alimentação Escolar - CNAE, vinculada ao Ministério da Educação.

• O Deputado Carlos Lacerda apresenta seu primeiro substitutivo ao projeto de Lei para Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

Governo Juscelino Kubitschek – 1955

• O setor da Educação foi contemplado com apenas 3,4%;

• Formação de pessoal técnico prescrevia a orientação da educação para o desenvolvimento e não se comprometia com ensino básico, que nem se quer foi citado.

 

Contexto Histórico da Educação Brasileira – 1957

•O ministro Clóvis Salgado altera o projeto original da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e envia para o Congresso Nacional o Substitutivo no 2.222.

•Criação da Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo - CNEA.

•Realização do II Congresso Nacional de Educação de Adultos.

 

Analfabetismo

• A Educação na década de 1930 apresentava um quadro crítico do ponto de vista do acesso e da permanência das crianças na escola, sendo também precária a oferta de ensino público a população;

 

• O Censo de 1940 revela que a taxa de analfabetismo no país era 56,17% da população com idade superior a 15 anos.

 

Final do governo de Kubitschek

• 39,35% de analfabetos;

• No final do século XIX, os países industrializados tinham alcançado a universalização da educação;

• No Brasil na segunda metade do século XX a taxa era de aproximadamente 40% de analfabetos entre a população adulta de um país que falava em modernização e desenvolvimento.

 

“Mais uma vez convocados”

• Publicação, em 1959, de um manifesto dos educadores intitulado “Mais uma vez convocados”.

• Alusão ao manifesto, lançado em 1932 pelos mesmos educadores, o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”;

• Fernando de Azevedo, redator do primeiro texto, redigiu também o de 1959, que foi assinado por 189 pessoas ilustres, entre as quais Anísio Teixeira.

 

Contexto Histórico da Educação Brasileira – 1961

• Depois de treze anos de discussões é promulgada a Lei 4.024, que regulamenta as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

• O presidente João Goulart ainda vetou 25 artigos que posteriormente receberam aprovação pelo Congresso.

 

Movimentos Sociais

• Centros Populares de Cultura – CPC, ligado à União Nacional dos Estudantes – UNE;

• Movimento de Educação de Base - MEB, ligado à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e ao governo da União.

 

O Método Paulo Freire

A Prefeitura Municipal de Natal, no Rio Grande do Norte, inicia uma campanha de alfabetização ("De Pé no Chão Também se Aprende a Ler").

• A técnica didática propunha-se a alfabetizar em 40 horas adultos analfabetos.

• A experiência teve início na cidade de Angicos, no Estado do Rio Grande do Norte, e, logo depois, na cidade de Tiriri, no Estado de Pernambuco.

 

A crise do governo JANGO e o golpe de 1964

•A luta pelas Reformas de Base: agrária, política e educacional.

•No dia 31/03/1964, Jango é deposto pelos militares.

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